segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PUG







HISTÓRIA


O cão da raça pug surgiu por volta de 400 A.C. Acredita-se que esta raça teve suas origens na China. Os chineses, viam especificamente nos enrugamentos ou marcas como uma forma de caracteres da língua chinesa. Os enrugamentos da testa do Pug seriam verificados para ver se há a formação da forma de "W", que se assemelha ao caráter chinês para o "príncipe." O desenvolvimento do Pug como uma raça é cheia de mistério e especulação oriental. O que é sabido é que o Pug tornou-se um grande companheiro da baixa realeza. Acredita-se que os marinheiros Holandeses da Companhia Leste da Índia foram os primeiros a trazer o Pug para Holanda. O provérbio, "Multo em Parvo" ("muitos cães em um espaço pequeno") certamente aplica-se a este cão. O Pug tem o coração e a alma de um cão muito maior que seu tamanho.

Uma história publicada em 1618, pelo Sir Roger William, conta um incidente que envolve um Pug que salvou William o Silencioso. Acredita-se que o incidente ocorreu entre 1571 e 1573, s. A ocasião era um ataque do espanhol do surpresa no acampamento holandês. O Pug, o qual o nome acredita-se ter sido Pompey,acordou seu dono antes de seus soldados arranhando, chorando e lambendo o seu rosto.

Cem anos após este incidente, a raça passou a ser denominada PUG na casa de William III e Mary II, quando ocuparam o trono da Grã-Bretanha em 1688. Os pugs pretos foram documentados em uma pintura de William Hogarth, datada do século XVIII (House of Cards, 1730). Graças a ele, existe um registro excelente da aparência da raça a 250 anos atrás.

A popularidade dos Pugs espalhou-se por toda a Europa, com a raça sendo chamada de Carlin na França , de Dogullo na Espanha , de Mops na Alemanha e de Caganlino na Itália . Na França, a raça foi popularizada por Josephine Bonaparte, proprietária do Pug nomeado "Fortuna". Goya pintou Pugs na Espanha em 1785, mostrando a raça com as orelhas cortadas em suas pinturas.

No início do século XIX, os Pugs foram padronizados como raça, nas cores fawn ou Isabella (variedades do dourado) e preta. Foi estabelecida, também, a máscara negra, que levou a raça a ser chamada, eventualmente, de "Mastiff Holandês", devido à semelhança com a raça Mastiff. O Stud Book começou em 1859, e haviam 66 Pugs no primeiro volume. Também no século XIX, iniciaram as exposições caninas, e o Pug foi exibido, pela primeira vez, em 1861.

No início do século XX, foi escrito um livro chamado "Cães da China e Japão". Este livro foi baseado na experiência de Wang Hou Chun, um empregado do Palácio Imperial, que criou e trabalhou com os cães do imperador durante setenta cinco anos. Usou o termo Lo-Sze para descrever o Pug, observando que as diferenças entre o Pug e o Pequinês eram que o Pug tinha sempre pelagem curta, e pele muito solta, elástica.

A raça dos Pugs veio a América logo após a guerra civil americana. Por volta de 1885 Pugs eram mostrado durante todo o país, tornando-se lentamente uma das mais populares raças importadas. Livros de Kennel Clubs americanos entr 1900 e 1920 mostram que por os anos apenas poucos criadores registravam seu Pugs, e algumas mostras não tiveram a participação de PUGS. Somente em 1/12/1931 houve o registro oficial do clube reconhecido formalmente pelo Kennel Club Americano.

APARÊNCIA

Essa raça tem características marcantes, como focinho achatado, e rabo em espiral. Seu porte é pequeno, e seu peso ideal está entre os 6,3 a 11,5 Kg[2]. A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho ou preto. O Pug tem um grande charme e boa disposição. Seus olhos são grandes, de formato globular; sua expressão doce e alerta. O Pug pode medir de 25 a 28 cm de altura.

É incapacitado de viagens longas e cansativas, pois seu focinho achatado dificulta sua respiração, que normalmente é ofegante.Devido a este focinho, não suporta ficar em locais quentes e abafados, podendo vir a falecer rapidamente.

TEMPERAMENTO
Bastante fiel ao dono, torna-se facilmente um companheiro inseparável, na verdade, acompanha-o para todo o lado mesmo sem ser convidado. O Pug demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis.

Outra característica diferenciadora é o seu latido: som emitido, muito parecido com um roncar, é intervalado por grunhidos como se o cão estivesse engasgado. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.





EXPECTATIVA DE VIDA

A expectativa de vida do Pug varia entre cerca de 13 a 15 anos

Créditos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário